Cada vez mais temos tentado explorar os lugares que são pertinho de São Paulo para aproveitar um final de semana gostoso, ou um feriado diferente, e hoje vamos falar de um lugarzinho que conhecemos faz uns 4 anos e foi amor a primeira vista.
A cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, é um lugar que mescla boa gastronomia, sossego e aventura em um único destino.
Apesar de já ser um destino que tem ficado cada vez mais conhecido, ele ainda carrega a sua essência, uma tranquilidade e nós indicamos a cidade de olhos fechados. É uma ótima opção para passar um final de semana romântico ou passear em família nesse friozinho, e pra te ajudar, vamos colocar aqui as todas as principais coisas que você precisa saber antes de ir! Vamos lá?
Como chegar
Partindo de São Paulo Capital, de carro, a cidade fica localizada a cerca de 166km da cidade grande e é acessível pela Rodovia Fernão Dias. Você chega na cidade de Camanducaia e depois percorre cerca de 30km de asfalto para chegar até Monte Verde.
Já para quem for de ônibus, o caminho é um pouco mais complicado, pois a cidade não conta com um Terminal Rodoviário. Então a melhor maneira é pegar um ônibus até Camanducaia (2:20h de viagem) , e de lá partir para Monte Verde, mas é sempre bom conferir certinho os horários de saída desses ônibus, pois não existem muitas opções.
Melhor época para visitar Monte Verde
A alta temporada da cidade são nos meses de inverno, quando seus termômetros chegam a bater a casa dos 5 graus a noite. Nessa temporada, a cidade se destaca pela sua gastronomia e pelo romantismo que toma conta da cidade. Então, se você deseja ir nessa época, é melhor se planejar, pois os hotéis e pousadas da cidade, ficam lotados.
Mas se engana quem pensa que no verão a cidade fica vazia, a beleza da natureza e as muitas opções de esportes de aventura, trilhas e escaladas, levam muitos amantes de esportes para a cidade nessa época.
Onde se hospedar
Nós já fomos duas vezes para Monte Verde e nas duas ficamos em pousadas diferentes.
Ambas que experimentamos tem propostas diferentes, mas são incríveis e indicamos de olhos fechados:
– Pousada Carícia do Vento
Uma pegada bem romântica, com quartos enormes, alguns com jacuzzi dentro do quarto e vista para a Serra da Mantiqueira. Perfeita para um final de semana em casal. Além de servirem um café da manhã super completo, eles ainda oferecem serviços de massagem, possuem uma sala de TV enorme para aproveitar o leque de filmes que eles têm, além da piscina aquecida e área aberta que são extremamente deliciosas de ficar (a parte que mais amamos na pousada). Um dos pontos fortes da pousada (além de todos esses que já citamos acima), é a localização. Menos de 600m do centro (principal rua da cidade).
– Estalagem Spiller
Essa pousada é um charme só. Nós fechamos pelo Booking.com e recomendamos super! Possue uma área verde gigante, um lago no centro da pousada com um barquinho que nós arriscamos dar uma voltinha e não caimos (ufa, kkk). Uma família que cuida da pousada e nos recepcionou durante a nossa estadia.
O diferencial dela são os chalés que tem uma pegada rústica, lareira nos quartos e aquele teto de casinha de boneca sabe? A gente adorou!
A pousada é um pouco mais afastada do centro, mas como a cidade é pequena, não deixa de ser rápido chegar do hotel até ele.
Curtiu as dicas? Agora é só ir e aproveitar muito a sua passagem pela cidade da Serra da Mantiqueira.
Quer saber mais? Veja também as dicas de onde comer e o que fazer em Monte Verde. Tem post completinho pra você. 😉